Jesus Cristo é Aquele que nos dá o suporte para vivermos a misericórdia e a alegria em Deus
Para que possamos experimentar a misericórdia de Deus, precisamos viver o perdão.
Jesus é o Sumo Bem, é a face amorosa de Deus para nós. Ele nos deu o exemplo de perdão, e, por meio de Seu sacrifício, podemos fazer a experiência com o Espírito Santo, cuja obra é levar o homem à conversão, ao caminho da misericórdia de Deus.
A alegria é fruto da ação do Espírito na vida do homem. A tristeza, a angústia e a morte são frutos do pecado, da humanidade degenerada e afastada de Deus.
Isso quer dizer que, a partir da conversão, estamos livres de sofrer esses males? Não! A conversão é um processo a longo prazo, por isso, precisamos nos converter a cada dia.
A transformação pelo Espírito vem pela vitória frente às dificuldades; é aí que a alegria do Espírito mostra nosso trunfo. É uma alegria que vai além das coisas passageiras, sejam elas boas ou ruins, mas é na adversidade que vemos seu valor, quando Ele nos toma pela mão e não nos abandona.
Não se passa a vida toda sem tomar uma “topada”. A vida é marcada por momentos de sofrimento, por perdas e pela dor, mas a transformação pelo Espírito nos ajuda a lidar melhor com essas situações, sem, principalmente, perder a alegria.
O que nos faz manter o centro é termos como base Aquele que primeiro venceu todas as coisas: Jesus! Ele nos deu o exemplo, para que possamos vencer. Vivemos numa sociedade do descartável, e é nela que somos convidados não só a pregar, mas viver a misericórdia.
Apenas neste caminho mostrado pelo Senhor, em Seu sacrifício, podemos viver no Espírito e experimentar a alegria em Deus. O perdão é caminho da genuína alegria.
Leia também:
O caminho para o perdão se chama misericórdia
Alegria, fonte de saúde
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos