Os dons de palavra de ciência e sabedoria nos capacitam a saber quando e como fazer a obra de Deus
A vontade de Deus é que sejamos cheios do Espírito Santo. Desde o nosso batismo, o Paráclito passa a habitar em nós. Os planos que Deus sonhou para nós só se realizarão pela contínua ação do Espírito nossas vidas. Esse trabalho se dá pelos dons espirituais, e quero tratar em especial sobre dois deles: dom de ciência e dom de sabedoria.
O dom de ciência é o meio pelo qual Deus faz com que o homem entenda as coisas como Ele compreende. Por meio desse dom, Ele nos mostra a realidade da forma como é necessário para sua obra, revelando eventos, traumas, problemas, adversidades e causas. Diferente da ciência humana, obtida por meio de esforço, é dádiva de Deus para capacitar para a obra d’Ele.
O dom de sabedoria é diferente da sabedoria humana; por meio desse dom, Deus nos orienta como agir, o que e como dizer. Tanto o dom de ciência quanto o de sabedoria são importantes, pois, além do conhecimento de Deus, precisamos saber a melhor forma de utilizá-lo.
Jesus nos demonstrou, em diversas passagens, como ter o conhecimento de Deus e saber o momento certo de usá-lo. Um exemplo é a passagem da mulher samaritana, pois os dons não são para humilhar as pessoas, mas para conscientizá-las, tocá-las e transformá-las.
Precisamos pedir a Deus, constantemente, os dons do Espírito, não só esses, pois todos os dons são importantes para a nossa santificação! Vamos buscar o dom de ciência e sabedoria, para fazer a obra d’Ele como mais eficiência.
Leia Mais:
.: Dom de línguas
.: Sereis banhados no Espírito Santo
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos