É necessário sair de onde estamos para ir ao encontro do outro e servi-lo, assim como Jesus, num gesto de humildade
A cultura do mundo atual nos ensina que é inteligente quem é servido ou que domina e exige que o outro faça algo em seu interesse.
O pior é que os ensinamentos cristãos não estão mais valendo para muitos; as pessoas os têm como algo defasado. Porém, ai do mundo se não tivéssemos orientações ou ensinamentos como precisamos! Se não fosse a Palavra de Deus na vida de cada pessoa, as coisas seriam piores.
O Senhor, sendo Mestre, ajoelha-se e começa a lavar os pés de cada um de Seus discípulos numa atitude de humildade. Jesus se iguala a nós, exceto no pecado, para nos dizer como devem ser os Seus discípulos: eles devem servir.
Quando Cristo lavou os pés dos discípulos, Pedro não queria ter os pés lavados pelo Senhor, mas Jesus lhe disse: “Se eu não lavar os seus pés, não terás parte comigo”.
O que o Senhor quer nos dizer ao “lavar os pés”? Ele mostra um gesto de humildade. Algumas vezes, estamos sujos em nosso coração e o Senhor precisa nos lavar.
Assim acontece na Santa Missa. Deus se rebaixa a nós, no Ato Penitencial, para nos lavar de nossos pecados, a fim de que tenhamos parte com Ele. Mas para isso é necessário que você abra o coração e permita que o Senhor entre nele.
É preciso também reconhecer, no gesto de Jesus, a dimensão do serviço, d’Aquele que vem para se colocar a serviço do outro.
Na Comunidade Obra de Maria, costumamos lavar as mãos uns dos outros em sinal de reconciliação, de serviço.
Muitas vezes, o egoísmo nos diz que somos nós quem precisamos ser vistos e ajudados. Ficamos olhando apenas para nós mesmos, sem querer sair de onde estamos para ir ao encontro do outro. Jesus disse que o servo não é maior que o Senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Por que existem tantas dificuldades nas famílias nos dias de hoje? Porque não queremos sair de nós mesmos para ir ao encontro do outro.
Você quer sentir-se lavado por Deus? Deixe que o outro lave também o seu coração. Comece com os que estão mais próximos. Peça perdão ao seu esposo ou esposa por algo que você tenha feito e tenha manchado o coração do outro.
Transcrição e adaptação: Rogéria Nair