Homem movido pelo Espírito do Senhor, que dá a ele a maravilhosa criatividade de fazer acontecer –, na pobreza e na simplicidade, sem o apoio da Igreja e das autoridades civis –, os oratórios para acolher os jovens e adolescentes. No início, por intermédio de atividades esportivas, ele transmitia aos jovens a catequese cristã, os ensinamentos do Evangelho, formando o coração daquela juventude conforme o Evangelho de Deus. Dom Bosco se fez pequeno com os pequenos para ganhá-los para o Reino de Deus. Essa foi a sua pedagogia.
Devemos aprender com esse grande homem de Deus essa pedagogia, pois fazendo-se pequeno, ele se tornou um grande pastor dos jovens. Aqui está um grande ensinamento para os pais, educadores, professores e todos aqueles que exercem uma função de autoridade: quem quer ser pastor, tem de se fazer pequeno com os pequenos, assim como se fez Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus é Rei e Senhor doando-se, fazendo de Sua vida um dom para a humanidade. Ele veio para dar a vida em resgate pela multidão.
Todos os santos e santas de Deus assumem em sua vida a autoridade do Bom Pastor, que não é humana nem despótica, mas uma autoridade de quem serve, que vem do Alto, é autoridade e dom de Deus.
A família salesiana é uma família de tantos santos e santas, como o pequeno Domingos Sávio e tantos outros missionários salesianos, membros desta grande família, os quais dão exemplo de santidade, porque encarnaram em suas vidas o Evangelho de Deus para conduzir os pequenos.
Bendizemos a Deus pelo testemunho de Dom Bosco e com ele o testemunho de todos os santos e santas da família salesiana. Queremos pedir ao santo salesiano a sua intercessão para abençoar as nossas crianças, adolescentes e jovens, para que possam assumir com ele um apelo à santidade, um chamado de Deus, que não é restrito a poucos, mas é um chamado para todos
Sejam santos segundo o modelo de Dom Bosco. Quero voltar-me também a partir do monsenhor Jonas Abib e a todos da família Canção Nova: sejam santos, sejam simples, pequenos, exerçam a autoridade que Deus nos concedeu para a evangelização segundo o modelo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate da multidão. Peço aos membros da comunidade vida e aliança da Canção Nova, engajados, funcionários da Fundação João Paulo II e instituições afiliadas à Canção Nova, a você sócio contribuinte, evangelizadores: na solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sejamos todos santos na simplicidade, aprendendo que a santidade é a simplicidade da criança que se faz pequena com os pequenos para ganhá-los para o Reino dos Céus.
“Dai-me almas e ficai com o resto” é o que está escrito na urna de Dom Bosco. Que os pais, educadores, todos nós da família Canção Nova, da família salesiana, acolhamos esse apelo desse grande santo italiano: que nossa vida seja um dom para os irmãos para que, um dia, cheguemos imaculados à glória de Deus.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Transcrição e adaptação: Michele Mimoso